Quando o pior é o melhor

dezembro 18, 2006 at 10:35 am Deixe um comentário

Quando o pior passa a ser o melhor e porque alguma coisa está errada. Essa recente pesquisa brincadeira do Data Folha que aponta nosso atual presidente como o melhor de toda a nossa história só pode ser uma piada de mau gosto. Pior, não é, retrata a mesma realidade que o elegeu e reelegeu, retrata a decisão de um eleitorado cuja maioria se constitui de gente simples, muito simples. Não vamos retirar a legitimidade do processo, afinal essa é a regra do jogo, mas isso não significa aceitar que qualquer unanimidade esteja sempre certa, isso é burrice.

Tudo o que for proposto nessa linha de pesquisa ou submetido a sufrágio nos tempos atuais passa, se você quiser elege até a galega miss Brasil. Aliás, esse é um grande perigo nas mãos de qualquer demagogo – uma maioria formada por gente simples, para não ser grosseiro na análise. Vejam bem o que Chávez está fazendo na Venezuela, as reeleições eternas devem passar com facilidade, para que ele se torne um novo Fidel, para que permaneça eternamente no poder.

Qualquer um que seja menos simples sabe que a primeira vítima desses regimes, que usam a “simplicidade do povo” e o regime democrático para galgarem o poder é a própria democracia. Uma vez eleitos o caminho é mais ou menos o mesmo: partido único, imprensa do partido, fim de liberdade de ir e vir, etc. Não era por nada que os militares profetizam nos anos da ditadura: “Nego em nome dos vossos princípios os direitos que me exigis em nome dos meus”. Eles errarem em quase tudo, mas não em tudo.

Anúncios

Entry filed under: Opinion.

About Bem e malfeitores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


dezembro 2006
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Blog Stats

  • 1,125 hits

%d blogueiros gostam disto: